top of page

     Apresentar um plano de gestão para o quadriênio 2015-2019 é um desafio que deve ser superado levando-se em consideração a atual situação econômico-tributária do país e do Estado de São Paulo. Assim, a presente proposta de trabalho está pautada em diagnóstico de uma instituição que passa por uma crise administrativa e orçamentária que, consequentemente, gera grandes defasagens em sua política pública educacional mas que, por outro lado, acaba instigando a elaboração de propostas que tenham como objetivo suplantar tais dificuldades. Desse modo, acreditamos que a conjuntura atual não deve ser um entrave para um planejamento de gestão e de desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCL - Assis), Câmpus da UNESP- Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho.

 

     A UNESP, nos últimos anos, tem de 85% a 90% de seu orçamento comprometido com a folha de pagamento de Pessoal e reflexos, restando, conforme Proposta Orçamentária Exercício 2015 (Assessoria de Planejamento Estratégico-APE. Site: www.unesp.br/ape), cerca de 10% do orçamento para custeio. Esse comprometimento tem gerado, na atual administração central, políticas de retração nos investimentos e, principalmente, retirada dos direitos trabalhistas conquistados pelos seus servidores, tanto docentes quanto técnicoadministrativos, além da diminuição drástica do seu quadro. Vale ressaltar, ainda, que os programas que garantem a responsabilidade social inerente aos Cursos de Graduação e de Programas de Pós-graduação dessa universidade, atividades fim e razão de sua existência, têm sofrido cortes significativos. Esses cortes orçamentários têm gerado uma situação de precariedade em nossa instituição ao serem reduzidas as destinações orçamentárias previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em suas várias dimensões: Ensino de Graduação; Ensino de Pós-graduação; Pesquisa; Extensão universitária; Planejamento, finanças e infraestrutura; Gestão e avaliação acadêmico-administrativa.

 

     Diante desse quadro, é necessário que a Faculdade de Ciências e Letras de Assis se organize e planeje estratégias que sejam capazes de suprir as carências geradas em decorrência do panorama apresentado nos últimos anos. Desse modo, tanto a organização como o planejamento devem ser feitos por meio de um trabalho coletivo que envolva seus vários colegiados. Para isso, existe a necessidade de se elaborar um Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) que apresente objetivos e metas a serem cumpridos a curto, médio e longo prazo. O PDU da FCL - Assis deve ser elaborado diante dos mesmos moldes das dimensões estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional e, a partir das necessidades locais, criar mecanismos de inserção dessas necessidades junto ao planejamento orçamentário global da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Esses mecanismos devem levar em consideração um efetivo acompanhamento orçamentário tanto do PDI quanto do PDU. Para esse acompanhamento, a Chapa "Gestão Participativa e Desenvolvimento da Unidade" propõe que seja criada uma comissão assessora da Congregação denominada Comissão Orçamentária da Unidade e que tenha um efetivo trabalho de acompanhamento periódico dos gastos orçamentários para analisar e planejar ações que supram as necessidades da FCL - Assis, como gastos de custeio e de infraestrutura.

 

     Assim, a partir desses fundamentos, acreditamos que não seja possível planejar a gestão de uma universidade sem basear- se em seus três pilares humanos: docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. São esses três segmentos que devem ser o alicerce de qualquer proposta de ações para os próximos quatro anos. 

 

bottom of page